top of page

Equipe de estudantes de Campo Formoso é a grande vencedora do Concurso Projetando o Futuro da Ferbasa

A iniciativa mobilizou onze escolas públicas estaduais baianas para o desenvolvimento de projetos sustentáveis para suas localidades





Com o tema Soluções Inteligentes para a Gestão de Resíduos Sólidos, o concurso Projetando o Futuro, promovido pela Ferbasa, mobilizou, nos últimos três meses, 182 estudantes de escolas públicas estaduais dos municípios de Andorinha, Campo Formoso, Catu, Maracás, Planaltino e Pojuca. Organizados em 60 equipes, os estudantes foram desafiados a desenvolver projetos sustentáveis que impactassem suas comunidades. Ao final, 12 equipes dos seis municípios participantes foram premiadas.


A escolha do tema está relacionada a uma das principais adversidades atuais: a gestão de resíduos sólidos. Somente no Brasil, país com dimensões continentais, são gerados cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos todos os anos, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Cada pessoa produz aproximadamente 343 quilos de lixo, sendo que somente 4% desse volume é reaproveitado ou reciclado.


Equipe Grande Vencedora do Projetando o Futuro recebendo a premiação. Imagem: Divulgação Ferbasa

A grande vencedora da edição 2024 foi a equipe Eco Futuro, de Campo Formoso, composta pelas estudantes Adrielly da Silva Santos (18 anos), Ana Leila de Souza dos Santos (16 anos), Liliane Pereira da Silva (16 anos), sob a orientação da professora mentora Joselita dos Santos Batista, do Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes. O grupo elaborou o projeto “(Re)aproveitamento de resíduos sólidos das casas de farinha”, no qual propôs a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos resíduos. Adicionalmente, a iniciativa busca viabilizar a transformação de materiais normalmente descartados, como a casca e a manipoeira, em adubo e bio fertilizante. Além de reduzir os impactos ambientais, o estudo ainda tem o potencial de aumentar a geração de renda da comunidade e incentivar os trabalhadores das casas de farinha e população a usar técnicas de compostagem.

Como parte da premiação, a equipe vencedora terá seu projeto executado com o apoio técnico da Ferbasa, com orçamento de R$ 5 mil. Adicionalmente, em cada cidade participante, duas equipes semifinalistas foram premiadas pelo desempenho nas atividades.


Sobre o Projetando o Futuro


O concurso compõe os trabalhos constantes da Ferbasa para o estímulo à educação de crianças e jovens e os impactos desses investimentos para toda a região. A iniciativa é um desdobramento de outros projetos e ações, que buscam integrar as comunidades às ações de sustentabilidade da Companhia de Ferro Ligas da Bahia para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta como um todo.


O início do concurso foi marcado pela Maratona Ambiental, um espaço de imersão com a realização da Oficina de Elaboração de Projeto Socioambiental e palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade, realizada pela equipe de Meio Ambiente da Ferbasa. No segundo momento, as equipes se dedicaram à elaboração do projeto com a definição da solução, elaboração do piloto e defesa (pitch). Após a gravação do pitch de todas as equipes participantes, a comissão julgadora realizou a avaliação dos projetos. A relevância do problema identificado na comunidade, criatividade, viabilidade, aperfeiçoamento, planejamento, estrutura e apresentação compõem os critérios avaliados pela comissão.


Concurso busca integrar as comunidades às ações de sustentabilidade da Ferbasa. Imagem: Divulgação Ferbasa

“Acreditamos que a educação é o caminho para mudarmos esse cenário, explorando, sobretudo, o olhar dessas crianças e jovens. Na primeira versão do projeto, os participantes apresentaram desenhos para o futuro, no segundo momento, foram cartas (produções textuais) para o futuro. O Projetando o Futuro, realizado em 2024, foi a etapa final desse percurso, colocando em prática todas as reflexões estimuladas anteriormente de uma forma ainda mais consistente”, afirma Carolina Carvalho, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ferbasa. O concurso é um convite especial aos jovens a atuarem como agentes de mudança acerca das questões urgentes ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, estimulando-os ainda à construção de ideias inovadoras.


Confira abaixo as equipes vencedoras em cada município baiano participante:


Andorinha:

1º Lugar – TECN-FAJ

2º Lugar – Reciclar


Campo Formoso:

1º Lugar – Eco Futuro (Grande Vencedora)

2º Lugar – Os Renovadores


Catu:

1º Lugar – Natureza Viva

2º Lugar – Consciência Limpa


Maracás:

1º Lugar – Sustentare

2º Lugar – Planeta Futuro


Planaltino:

1º Lugar – Mandacaru

2º Lugar – Rede Ecológica


Pojuca:

1º Lugar – Eco Future

2º Lugar – Eco Girls

תגובות


NOVA LOGOMARCA PNG.png
bottom of page